quarta-feira, 25 de maio de 2011

Tornedo Rossini

Aí vai uma receita caprichada do livro "Cozinha Saborosa", que ganhei da minha cunhada Carina...(amei o presente!!!)


(foto do blog do Edu Guedes)
É mais que saborosa, é maravilhosa; vai muito bem com um vinho encorpado, amadeirado e envelhecido, de uva nebbiolo ou cabernet sauvignon. Uma boa opção para preparar para o maridão ou namorado ou também para receber aquele casal de amigos bem especial. Então anota aí:


04 tronedos de filé (cada um com 120g)
04 fatias de pão de forma
150g de manteiga (de boa qualidade e sem sal)
02 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
12 fatias de trufas pretas (ou shitake)
sal
pimenta do reino


Para o molho:
03 colheres de sopa de vinho Madeira (ou Porto seco)
01 colher de sopa de maisena (opcional - se você não tiver tempo de deixar o molho engrossar por si)
200 ml de caldo de carne (de preferência fazer o consumê de véspera - se você não pode ou não sabe, procure aqueles de potinho que são mais saborosos e com gosto melhor - já estão a venda em vários mercados)
sal


  Modo de Fazer:
Corte as fatias de pão com um cortador de massas redondo 01 cm maior que a circunferência dos filés. Doure-as em 50g de manteiga de ambos os lados e reserve.
Na mesma frigideira, acrescente 02 colheres de azeite e a manteiga restante, cozinhando os filés dos dois lados, dois minutos de cada lado, de modo que fiquem malpassados. tempere com sal e pimenta e coloque cada um sobre a fatia de pão tostado. Salteie os cogumelos no suco do cozimento da carne. Coloque sobre os files os cogumelos. Sempre na mesma frigideira, deglace o fundo com 02 colheres de vinho, acrescente o caldo de carne e deixe ferver. Engrosse o molho com a maisena dissolvida no vinho restante e tempere com o sal. Misture bem, passe o molho no coador e despeje-o sobre os filés.


Sirva com salada, ou uma batata cremosa ao creme de queijo. Essa carne tem um sabor incrível...da agua na boca só pensar!!!!! 


O autor desta receita é Auguste Escoffier, foi diretor da cozinha do hotel Savoy e Cralton em Londres. Em 1903 publicou a Guide Culinaire, considerado a bíblia dos cozinheiros europeus até os dias de hoje.
Vale a pena fazer.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog Ana!!!! Hum, esse prato me deu água na boca!!!!
    Bjus e Sucesso!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento deste trabalho