sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Vinhos, bacalhau e amigos...combinação perfeita!



Querido leitores, fizemos um jantar pra lá de agradável na casa de uma amiga muito querida, a Fabi. Estava uma delicia. Começamos com entradinhas frias, queijos, nozes e castanhas. Degustamos um rótulo perfeito para ocasião, o Barista (indico). Depois o prato principal ficou por conta de um bacalhau espetacular...receita de familia, minha cunhada Aline. Como o bacalhau teve molho, o vinho tinto ficou ótimo para harmonizar. Depois passo a receita.
Bacalhau Praline, salada mil folhas e arroz branco.


Saladinha de grão de bico, tomatinho cereja e frutas tropicais

Bacalhau em fase de preparo, muito azeite trufado, cebola e segredinhos da chef...depois coloco a receita.

Na casa da minha querida amiga Fabi...noite agradável de boa conversa e bons vinhos.

A minha escolha para degustar antes do prato principal... Este é o Barista, feito da uva Pinotage, é um vinho jovem com garrafa de rosca, mas de uma personalidade inconfundível.

Primeiramente, para quem não sabe, a uva Pinotage é o resultado do cruzamento da Pinot Noir e a Cinsaut (conhecida como Hermitage na África do Sul). Esta variedade foi desenvolvida pelo professor de enologia da Universidade de Stellenbosch, Abraham Perold, em 1925 e desde então se tornou uva emblemática da África do Sul, assim como a Malbec é da Argentina e a Tannat é do Uruguai. A característica da Pinotage é ter notas de ameixa, mas neste vinho ela ganha a companhia do café, do chocolate e da baunilha. Isso tudo porque o vinho é feito de uvas bem maduras e passa por barricas de carvalho francês tostado.

A associação com o café é automática quando se coloca na boca e persiste até ser engolido. Apesar de tanta complexidade, ele é fácil de tomar e agrada bastante a maioria dos enófilos. Desde que o descobri já tomei 4 garrafas com pessoas diferentes, de vários níveis de conhecimento sobre vinho e todas ficaram impressionadas com a personalidade e o sabor o Barista. (faço minhas as palavras deste enófilo..pois tive a mesma  experiência).


Barista, Africa do Sul....boa pedida para servir para amigos em um jantar descontraído.

Sobremesa, pudim de sorvete com calda de chocolate caramelizada (feito pela Guta)...estava divino!!!

Um comentário:

Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento deste trabalho