terça-feira, 28 de agosto de 2012

Receita de Feijão tropeiro e cabernet sauvignon, incrível!

Prato montado com os acompanhamentos...tropeiro, arroz e vinagrete.


Eu adoro feijão de tropeiro, e tenho uma amiga muito querida que faz o melhor que eu já comi até hoje, a Flavinha. Eu não sei, mas o que ela faz fica divino!!! A receita tradicional é feita com feijão de corda, caso não encontre, pode usar feijão carioca mesmo.
Você não pode deixar o feijão desmanchar no cozimento e deve escorrer o caldo, usar só os grãos.
E deve servir sempre com couve à mineira, arroz e molho acebolado.
E você pode acompanhar o feijão de tropeiro com vinho. Quanto mais rústico, melhor. Um vinho brasileiro, merlot ou cabernet sauvignon do Chile, ficam bem com o Feijão tropeiro. Assim como um bom touriga nacional português. Eu escolhi este cabernet sauvignon chileno, acompanhou muito bem, recomendo!
Agora chega de prosa e vamos para receita...
Bem temperado e com couve manteiga para completar....delícia!!!!
 Ingredientes:- 1 kg de feijão carioquinha
- 4 a 5 maços de couve mineira
- 600g de farinha de mandioca
- 4 cebolas grandes
- 1 cabeça de alho
- 300g de bacon
- 300g de lingüiça cozida
- 250g de lingüiça calabresa
- Sal a gosto


Modo de preparo:
Cozinhe o feijão em panela de pressão por 20 minutos, até ficar cozido, mas não muito mole. Em um recipiente, reserve a cebola cortada em meia lua, o alho brunoise e a couve picada. As carnes serão fritas uma de cada vez, aproveitando a gordura para finalização do feijão. Para montar, em uma panela coloque o feijão, um pouco de sal, a cebola, as carnes e, por último, a couve. Doure o alho na gordura das carnes e derrame aos poucos sobre a couve. Misture e acrescente a farinha de mandioca. Mexa novamente e sirva



Minha escolha, este cabernet sauvignon chileno harmoniza muito bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento deste trabalho