terça-feira, 7 de agosto de 2012

Degustção e harmonização de bons rótulos...safras históricas!



Queridos leitores, nesta nova fase deliciosa e bem feliz da minha vida, tenho me envolvido cada dia mais com o mundo dos vinhos. Estudando, pesquisando e degustando rótulos fabulosos. Estive na casa dos meus irmãos ( grandes incentivadores e amantes de bons rótulos) tive a oportunidade de degustar vinhos exclusivos. Busquei a ficha tecnica de cada um deles e aqui estão. Espero que gostem das dicas, eu amei!



Este vinho passa 18 meses em barricas de carvalho francês. Com notas de frutas vermelhas maduras e alcaçuz, tem bom corpo e taninos macios, equilibrados e com boa persistência, com 14,5% de alcool. Custa R$ 85,23, na VCT.



Harmonizamos este rótulo com macarronada ao molho escuro de vinho e shitake. Estava uma delícia, uma combinação bem elaborada!



Safra histórica no Chile, 2007 foi considerado um dos melhores anos para os vinhos Chilenos. Este rótulo estava realmente incrível. Com retrogosto marcante e persistente. Uma ótima compra para quem quer conhecer o melhor dos vinhos Chilenos.




Uvas 85% Merlot e 15% Cabernet Franc
Produtor O Château La Grave existe desde o século XIV e está localizado na entrada da charmosa cidadezinha de Fronsac. O produtor, Paul Barre, é considerado hoje uma autoridade do mundo dos vinhos biodinâmicos. Sua propriedade é totalmente voltada para o significado de terroir, o respeito aos ciclos da natureza, que indica o tempo necessário para trabalho da terra e depois das videiras e uvas.
Produção Em seus 2,71 hectares são utilizados métodos orgânicos, desde 1990. O Domaine segue a filosofia de cultivo biodinâmico. O vinho fica 12 meses em barril de carvalho francês.
Características Um vermelho rubi profundo, límpido, com aromas de geléia de cerejas e violetas. Boa estrutura e grande persistência. Esta já é considerada uma safra mítica da qual os amantes do vinho sonham em ter algumas garrafas em suas adegas.
Graduação alcoólica 13,5º
Serviço Melhor abrir 15 minutos antes de servir, a 16 graus.
Tempo de guarda Pronto, mas pode ser guardado por mais de 10 anos.
Harmonização Carnes grelhadas, aves, pernil de cordeiro e lombo de porco




Um vermelho rubi profundo, límpido, com aromas de geléia de cerejas e violetas. Boa estrutura e grande persistência. Esta já é considerada uma safra mítica da qual os amantes do vinho sonham em ter algumas garrafas em suas adegas. Custa R$ 143,00 na De la Croix.



Geléias trazidas da Escócia por minha cunhada, sempre antenada no que há de melhor.



Mesa montada para o foundue...uma delícia!





A história do Château Perron começou em 1647. Era um dos mais antigos castelos da pequena cidade de Lalande de Pomerol. Pertence a Família Massonie há três gerações. Em 1999, Bertrand Massione começou a administrá-lo. Com sua irmã tratam provar que com paixão e amor para o terreno, envolvimento e paciência, são feitos vinhos ricos, sincero, com corpo e alma. Château Perron beneficia da impulsão e da perfeita gestão técnica dos 2 irmãos. Hoje, muitos concordam que faz parte da elite da denominação Lalande Pomerol.

Merlot Noir - Cabernet Franc - Cabernet Sauvignon

TERROIR Os solos são pedregosos e argilosos.Os solos são pedregosos e argilosos.

VINIFICAÇÃO /

ENVELHECIMENTO

Este vinhedo é cultivado como se for um jardim, com prática da luta

razoada: poda verde. Uma parte das vindimas esta feita a mão. A

vinificação é tradicional, com cubas de cimente com regulação de

temperatura: fermentação alcoólica tradicional, maceração

pós-fermentação em cubas, seguido por uma fermentação maloláctica.

A vinificação esta feita parcela por parcela, tendo em conta as

características de cada uma. Os vinhos são criados 12 meses para manter

o caráter frutado e não deixar o carvalho se tornar muito poderoso (30%

em barricas novas).

Um comentário:

  1. Cris, minha cunhada... amei a matéria, mutio completa e cheia de detalhes e pesquisa. Vc, cada dia se superando hein!!!. Um beijo enorme. Ro.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento deste trabalho