terça-feira, 14 de agosto de 2012

Jantar de Degustação Mahalo - Divino!

Queridos leitores, tive enorme prazer em jantar na casa do meu irmão Giovani, e saborear um delicioso jantar com menu de degustção do restaurante Mahalo by Ariane Malouf. O jantar foi um mimo feito aos convidados especiais e a familia. Tudo cuidadosamente escolhido por meu irmão e minha cunhada. Estava perfeito, os pratos incrivelmente deliciosos, preparados com dedicação e muita criatividade. Cada prato era servido com um vinho para harmoniza-lo. No próximo post, vou colocar cada vinho servido e seu prato(prometo). Estava divino!!!


Mesa montada pela equipe do Mahalo...tudo em perfeita ordem.



Guardanapos de linho personalizados, mimos da minha cunhada. Jogo de talheres de prata.


Um dos vinhos da noite apresentados por um experiente sommelier..ótimo rótulo, PERA MANCA, vinho Português, um dos melhores do mundo.
Bom, se muitos ouviram falar do Pêra-Manca, poucos provaram – aí entra o valor de sua garrafa (R$ 648,00, a safra 2005). Raros felizardos então tiveram a oportunidade de degustar cinco safras do vinho: 1997, 1998, 2001, 2003 e 2005. A Fundação Eugènio Almeida, que administra a Adega Cartuxa, produtora do vinho, fez este agrado a alguns clientes da importadora do vinho e formadores de opinião.
O Pêra-Manca tinto é sempre elaborado com duas castas, as portuguesas trincadeira e aragonês (lembrando, aragonês é o mesmo que tinta roriz no Douro e tempranillo, na Espanha). As vinhas, localizadas na região do Alentejo, mais precisamente em Évora, têm mais de 25 anos (a idade das vinhas é sempre mencionada pois é um sinal de qualidade; as plantas mais velhas possuem raízes mais profundas que trazem mais nutrientes para as uvas) e só viram mosto para o Pêra-Manca em safras consideradas excepcionais pela Adega Cartuxa. A bebida estagia por 18 meses em barricas de 3.000 litros e mais um ano na garrafa antes de chegar ao mercado. O perfil comum dos vinhos é sua força, intensidade de sabores e aromas, o toque da madeira bem integrada as frutas mais para compota e a longevidade. Como bom representante do Alentejo, são vinhos quentes.
Todo este cuidado, mais a fama de ícone do Alentejo = preço elevado. Lembrando, R$ 648,00 a garrafa. O que não afugenta os apreciadores, diga-se de passagem, já que safras anteriores estão todas vendidas. A explicação dos preços altos é aborrecidamente igual para todos os grandes vinhos. O Pêra-Manca não é exceção. Segue então a pergunta de sempre: vale o investimento? Vale comprar? A resposta, para ficar no universo lusitano, poderia ser: “tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”, e o bolso é cheio, eu acrescentaria
 Credito: Blog do vinho - ig

Primeiro prato da noite,
Roulé de Aspargos com Zuchine, Pérolas de Queijo de Cabra e Chips de Pata Negra
...delicioso e surpreendente.


Reparem no estilo de servir, taça sobre pedra. Adorei a montagem...
Creme de Pupunha com Fricassé de Lagosta.


Risoto de Pecorino com Mel de Trufa
...fantastico!


Todos na mesa do jantar...o lustre é indiscutívelmente a estrela desta sala...importado da Itália.


Eu, Ariane, Paulinho e Tari...equipe super competente do Mahalo, um dos melhores do Brasil. Amei estar com vocês nesta noite pra lá de agradável...tudo de muito bom!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento deste trabalho