terça-feira, 24 de julho de 2012

Vinhos Italianos da Toscana

Os mais famosos vinhos italianos são os Brunello di Montalcino, para sua fabricação, é usada apenas uma cepa da uva Sangiovese conhecida localmente também de brunello. Um Brunello deve envelhecer pelo menos 2 anos em madeira e 4 meses na garrafa antes de distribuído, sempre depois do dia primeiro de janeiro do quinto ano depois da colheita.

Região da Toscana - Vinhedo em Montalcino
Os vinhos riserva, por sua vez, é distribuído após 6 anos, sendo 2 deles passados em barris de carvalho e seis meses em garrafa. A madeira utilizada pelos produtores tradicionais vem da Eslovênia, os produtores mais novos usam carvalho da França.


Desde o final do século XIX, a cidade de Montalcino produz um dos vinhos tintos mais famosos e caros do mundo. Elaborado com um única variedade de uva, Brunello, uma variante da Sangiovese da região do Chianti, ele difere de qualquer outro já produzido em Montalcino durante os mais de mil anos de cultivo da vinha nesse distrito próximo de Sienna.

O Brunello “moderno” apareceu em 1880 quando Clemente Santi começou a fazer experiências para isolar a uva Brunello e encorajar seu cultivo. Os vinhos Santi feitos com esse novo clone foram aclamados em exibições em Londres e Paris no ano de 1850, mas foi somente em 1880 que seu neto Ferruccio Biondi, ao assumir o vinhedo da família, criou o primeiro Brunello no estilo que é mantido até hoje. Seu filho Tancredi, um experiente agrônomo e reputado enólogo, refinou ainda mais o vinho e o lançou no mercado com grande sucesso. O Vinho só pode ser vendido após o quarto ano e com mínimo de 12,5% de álcool; com cinco ou mais anos de envelhecimento pode ser denominado Riserva

A sucessão familiar chega aos dias de hoje com Franco Biondi-Santi, filho de Tancredi, que expandiu a propriedade nomeando-a “IL Greppo” e o primeiro a promover degustações verticais para mostrar a grande longevidade dos Brunellos. Numa realizada em 1994 foram degustados quinze Riservas, sendo que o primeiro lugar com nota máxima de 100/100 coube ao da safra de 1891. Nada mal para um vinho de 103 anos.

Credito:Guia do Vinho

Um comentário:

  1. Cara Ana Cristina,
    Vi que gosta de vinhos italianos - os meus prediletos. É bom ver textos sobre eles, pois não é muito comum. Fica uma sugestão: fazer uma série sobre os vinhos italianos mais conhecidos (Barolo, Amarone, Chiati,....).
    Parabéns pelo blog. Abraços, Rodrigo Mazzei

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o desenvolvimento deste trabalho