A minha escolha para degustar antes do prato principal... Este é o Barista, feito da uva Pinotage, é um vinho jovem com garrafa de rosca, mas de uma personalidade inconfundível.
Primeiramente, para quem não sabe, a uva Pinotage é o resultado do cruzamento da Pinot Noir e a Cinsaut (conhecida como Hermitage na África do Sul). Esta variedade foi desenvolvida pelo professor de enologia da Universidade de Stellenbosch, Abraham Perold, em 1925 e desde então se tornou uva emblemática da África do Sul, assim como a Malbec é da Argentina e a Tannat é do Uruguai. A característica da Pinotage é ter notas de ameixa, mas neste vinho ela ganha a companhia do café, do chocolate e da baunilha. Isso tudo porque o vinho é feito de uvas bem maduras e passa por barricas de carvalho francês tostado.
A associação com o café é automática quando se coloca na boca e persiste até ser engolido. Apesar de tanta complexidade, ele é fácil de tomar e agrada bastante a maioria dos enófilos. Desde que o descobri já tomei 4 garrafas com pessoas diferentes, de vários níveis de conhecimento sobre vinho e todas ficaram impressionadas com a personalidade e o sabor o Barista. (faço minhas as palavras deste enófilo..pois tive a mesma experiência).
|
Muito bom Ana, descobrindo novos Terroirs...
ResponderExcluir